quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

FESTA DAS FOGACEIRAS



Uma vez mais decorreu em Santa Maria da Feira a Festa das Fogaceiras, a mais emblemática festividade do concelho levada a cabo no centro histório aos 20 de janeiro de cada ano, tornando este dia o feriado municipal.

Símbolo de união de todos os feirenses, marca a identidade cultural do município e da região, e teve origem num voto ao mártir S. Sebastião, em 1505, altura em que a região foi assolada por um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca de protecção, o povo prometeu ao santo a oferta de um pão doce chamado fogaça. Devoção essa que tem vindo a ser religiosamente cumprida há já quinhentos e cinco anos, com missa solene e procissão, recaindo as atenções do cortejo sobre as meninas fogaceiras, e mandando a tradição que por altura desta festa os feirenses enviem fogaças aos amigos e familiares que se encontrem longe.
A referência à fogaça aparece já no século XIII, sendo usada durante as Inquirições de Afonso III (ano de 1254-1284) como pagamento de foros. A fogaça é comercializada o ano inteiro e é utilizada como voto na Festa das Fogaceiras. O seu formato estiliza a torre de menagem do castelo com os seus quatro coruchéus. Quanto à sua composição, os seus ingredientes base utilizados na confecção desta iguaria são água, fermento, farinha, ovos, manteiga, açucar e sal.

Sem comentários:

Enviar um comentário